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Marketing de Relacionamento
O conceito de Marketing de Relacionamento é relativamente recente, surgido nos anos 90. Como todos os conceitos da área de administração, este também surgiu de uma necessidade, imposta pelo mercado. Uma necessidade de reformulação da relação empresa e consumidor. A cada dia, os consumidores detêm uma maior quantidade de informações e se dirigem à uma posição mais privilegiada na relação com as empresas. É o consumidor quem já está ditando as regras em diversos segmentos de mercado, devido ao fato de estar melhor informado sobre os produtos e também à grande concorrência entre as empresas. Hoje as empresas têm que estudar muito bem o mercado, e principalmente seu público alvo, para poder atender da melhor forma suas necessidades. O marketing de relacionamento apresenta o conceito de intangibilidade de um produto ou serviço e trabalha bastante com a área subjetiva da mente do consumidor, lutando para que ele realmente se torne leal à sua marca. Uma das correntes mais fortes que se vê no mercado atualmente é a busca por uma sinergia entre as diversas formas de fazer marketing (marketing mix), com o objetivo de potencializar os investimentos, fortalecer o vínculo com os clientes e finalmente e incrementar os resultados de cada ação desenvolvida.